Lêndeas: tudo o que tem de conhecer!

As Lêndeas são os ovos dos piolhos sendo um dos primeiros sinais em caso de infestação. É muito importante conhecer esta fase do ciclo de vida do piolho para conseguirmos eliminar os piolhos com eficácia!

Porque é tão difícil tirar as lêndeas do cabelo?

As fêmeas piolho utilizam uma substancia natural à base quitina, para colar as lêndeas aos fios de cabelo, e desta forma manter as lêndeas num local seguro enquanto se desenvolvem. Esta substancia parece cola, é tão forte como cimento armado, mesmo que se esfregue ou lave bem o cabelo, as lêndeas não saem, nem caem.


As Lêndeas e suas cores

As lêndeas são de cor castanho claro, no entanto se já teve piolhos, verificou que nem sempre é assim. A cor das lêndeas podem ajudar a identificar se estão vivas ou vazias.

As cores das lêndeas que podemos encontrar são as seguintes:

  • Lêndeas acastanhadas: as lêndeas estão vivas e a desenvolver e têm no seu interior um piolho. Sendo ainda muito pequeno, é semi-transparente, mas "visível" o suficiente para dar cor ao ovo.

  • Lêndeas castanho esbranquiçado: existem algumas lêndeas que não chegam a finalizar o desenvolvimento, nestes casos, o piolho morre dentro do ovo sem nascer. Em geral, como não podemos ter certeza de que o piolho esteja vivo ou não, são consideradas lêndeas normais durante o tratamento.

  • Lêndeas brancas: depois do piolho eclodir a casca fica vazia. O piolho que lhe dá a cor acastanhada característica não está no interior, então permanece com o tom do próprio ovo (que é branco). Nesse caso, se soubermos diferenciar, devemos informar que não são uma fonte de infestação, pois estão vazias logo nenhum piolho poderá sair.