• Happy Heads Clinic

Lêndeas: tudo o que tem de conhecer!

As Lêndeas são os ovos dos piolhos sendo um dos primeiros sinais em caso de infestação. É muito importante conhecer esta fase do ciclo de vida do piolho para conseguirmos eliminar os piolhos com eficácia!

Porque é tão difícil tirar as lêndeas do cabelo?

As fêmeas piolho utilizam uma substancia natural à base quitina, para colar as lêndeas aos fios de cabelo, e desta forma manter as lêndeas num local seguro enquanto se desenvolvem. Esta substancia parece cola, é tão forte como cimento armado, mesmo que se esfregue ou lave bem o cabelo, as lêndeas não saem, nem caem.


As Lêndeas e suas cores

As lêndeas são de cor castanho claro, no entanto se já teve piolhos, verificou que nem sempre é assim. A cor das lêndeas podem ajudar a identificar se estão vivas ou vazias.

As cores das lêndeas que podemos encontrar são as seguintes:

  • Lêndeas acastanhadas: as lêndeas estão vivas e a desenvolver e têm no seu interior um piolho. Sendo ainda muito pequeno, é semi-transparente, mas "visível" o suficiente para dar cor ao ovo.

  • Lêndeas castanho esbranquiçado: existem algumas lêndeas que não chegam a finalizar o desenvolvimento, nestes casos, o piolho morre dentro do ovo sem nascer. Em geral, como não podemos ter certeza de que o piolho esteja vivo ou não, são consideradas lêndeas normais durante o tratamento.

  • Lêndeas brancas: depois do piolho eclodir a casca fica vazia. O piolho que lhe dá a cor acastanhada característica não está no interior, então permanece com o tom do próprio ovo (que é branco). Nesse caso, se soubermos diferenciar, devemos informar que não são uma fonte de infestação, pois estão vazias logo nenhum piolho poderá sair.

Porque estalam quando esmagamos as lêndeas?

Lêndeas são ovos muito resistentes, estão presas ao cabelo por uma "cola" incrivelmente sólida e a própria casca está preparada para suportar altas pressões e resistir a intempéries. Essa estrutura, juntamente com a forma que possui (pequena e oval), permite suportar qualquer alteração no ambiente.

Quando pressionamos uma lêndea (é necessário fazê-lo com a ajuda de algo duro, já que com a ponta do dedo pode não ser o suficiente), com a pressão quebra a casca emitindo um 'clique'.


O lugar escolhido para colocar a lêndea: quanto mais quente melhor

A piolho fêmea coloca até 10 lêndeas por dia, tendo o cuidado de colocá-las num ambiente quente e de temperatura constante que permita o seu desenvolvimento.

As lêndeas são colocadas nos fios de cabelo a 1 milímetro do couro cabeludo, onde podem incubar. À medida que o cabelo cresce, vão-se afastando, no entanto o seu desenvolvimento termina antes de afastarem o suficiente para esfriar, ou seja, os piolhos nascem quando a lêndea está mais ou menos a 4 milímetros do couro cabeludo.


Fortes como um tanque, pequenas como o diâmetro de uma agulha

Tanto as lêndeas como a "cola" que as prende aos fios de cabelo são muito resistentes, mas às vezes não sabemos quanto.

Por vezes em desespero, alguns pais com a esperança de acabarem com as lêndeas, fazem alguns tratamentos sem sucesso como por exemplo o vinagre e calor.

As lêndeas resistem aos alisadores de cabelo, o mais provável é que se acabe queimando o cabelo do que eliminando os ovos do piolho!

O vinagre é usado com a esperança de que é capaz de dissolver a quitina da qual é composta a "cola" que adere a lêndea ao cabelo. Embora seja um ácido que influencia esse tipo de material, a verdade é que não o faz com rapidez suficiente para ser eficaz. Seria necessário manter o cabelo da pessoa afetada em vinagre por mais de um dia consecutivo, para poder dissolver parte desse composto natural.