ALERTA PIOLHOS: O que deve saber sobre o Ciclo de Vida do Piolho!

Atualizado: 13 de abr. de 2021

Para podermos eliminar os piolhos e lêndeas é muito importante compreendermos o ciclo de vida deste parasita para sabermos como agir.

Clinica do Piolho

Os piolhos vivem cerca de um mês e sua vida é categorizada em três estágios;

  • lêndea (ovo do piolho), quando está dentro da casca

  • ninfa (piolho jovem), quando deixa a casca e começa a desenvolver até à fase adulta.

  • piolho adulto, já desenvolveu e começa a procriar


As lêndeas

As lêndeas, ou os ovos dos piolhos, são colocadas pelo piolho fêmea junto à raiz do cabelo com uma substancia insolúvel à agua, especialmente atrás das orelhas e da nuca para que possam ter calor para incubarem.

As lêndeas têm forma oval com cerca de 0,8mm e uma capsula muito resistente, quase transparente quando é depositada até ganhar uma cor mais amarelada à medida que desenvolve. Passados 7 dias eclodem, tornando-se ninfas.


As ninfas

As ninfas são os piolhos-bebé recém-nascidos das lêndeas. Parecem idênticas aos piolhos adultos, exceto que são ligeiramente menores e também podem ser de cor um pouco mais clara. Durante este período irão passar por 3 transições até atingir a idade adulta, No ultimo dia será definido o sexo do piolho, sendo que, a maioria são fêmeas:

  • Transição 1: ninfa recém-eclodida. Podem ser translúcidas até a primeira refeição de sangue.

  • Transição 2: ligeiramente maiores do que as da transição 1, mas não são tão translúcidos. Nas fases 1 e 2 não conseguem deslocar para novas cabeças.

  • Transição 3: são ligeiramente menores que os adultos e podem deslocar para novas cabeças.


Os piolhos adultos

Os piolhos adultos medem cerca de 2,5 a 3,5 mm e têm 3 pares de patas com garras nas pontas, que usam para agarrar aos fios dos cabelos.

Os piolhos também usam as suas garras para perfurar a pele, após o que injetam saliva e sugam o sangue pela boca. A saliva injetada é a principal responsável pela sensação de irritação e comichão que temos quando existe uma infestação de piolhos. Os piolhos após alimentarem adquirem uma tonalidade mais escura (avermelhada). Costumam permanecer junto ao couro cabeludo para se alimentarem e para manterem a temperatura adequada à sua sobrevivência (entre 36 e 37.5 graus).

Uma fêmea adulta piolho pode colocar até 10 lêndeas por dia, como a vida adulta de um piolho é de cerca de 3 semanas, isso significa que uma fêmea pode colocar mais de 150 lêndeas em sua vida, resultando numa reprodução rápida e uma infestação de piolhos severa se não for tratada.

Como conhecer o ciclo de vida do piolho pode ajudar a tratar dos piolhos?

  1. Os piolhos adultos e as ninfas (última fase) é que conseguem deslocar de uma cabeça para outra e contagiarem outra criança, sendo que as restantes ninfas e as lêndeas não conseguem.

  2. Durante o tratamento elimina-se todos os piolhos, ninfas e retira-se a maioria das lêndeas, no entanto caso escapem 2 lêndeas (o que é muito fácil em grandes infestações, pois são minúsculas e quase transparentes) para que o problema volte a surgir

  3. É muito importante fazer uma revisão do tratamento de piolhos e lêndeas passados 7 dias, para garantir a eficácia a 100% do tratamento, pois nesta altura as lêndeas que possam ter escapado (as minúsculas e transparentes) já se desenvolveram e conseguimos identificá-las e elimina-las.

  4. O intervalo de tempo de 7 - 10 dias para a revisão do tratamento de piolhos e lêndeas é muito importante, pois permite identificar as ninfas das lêndeas que escaparam ao mesmo tempo que ainda não atingiram a maioridade para começarem uma nova infestação.

Na Happy Heads Clinic sabemos da importância da revisão do tratamento de piolhos e lêndeas passados 7 dias, e para garantirmos a eficácia a 100% do tratamento, a revisão está incluída no tratamento. Saiba mais, como eliminamos piolhos e lêndeas de forma 100% Natural, Eficaz e Segura!


Marque já o seu tratamento de piolhos e lêndeas 917807500!

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo