Medidas de prevenção de piolhos...

Como proteger a minha família dos piolhos?

Os piolhos não voam, sendo transmitidos pelo contacto cabeça com cabeça ou através da partilha de objectos pessoais como chapéus, lenços e cachecóis. Visto desta forma, parece inevitável o contágio da pediculose, uma vez que não podemos controlar nossos filhos 24 horas por dia e principalmente quando brincam, em que é comum tocar e estar com outras crianças para realizar atividades.

 

Apesar de todas as dificuldades, podemos fazer todo o possível para evitar piolhos e lêndeas nos miúdos (e em nós).

Que cuidados podemos ter para prevenir os piolhos?

1

produtos piolhos

USAR PRODUTOS PREVENTIVOS

Existem produtos repelentes que ajudam a prevenir o aparecimento dos Piolhos e Lêndeas pelas suas propriedades repelentes. Na Happy Heads Clinic temos produtos preventivos 100% Naturais, sem químicos ou silicones, que mantêm os piolhos longe das cabeças.

2

USAR O CABELO CURTO OU APANHADO

Os piolhos gostam de um ambiente quente, por isso alojam-se especialmente no pescoço ou atrás das orelhas. Nas meninas a opção adequada é usar o cabelo apanhado ou numa trança e nos meninos usar cabelo curto pois ajuda a evitar os piolhos, sendo mais difícil o cabelo se juntar.​

3

FAZER REVISÕES PERIÓDICAS AO CABELO

É importante verificamos a cabeça dos nossos filhos observando atentamente o couro cabeludo e a raiz do cabelo semanalmente ou a cada quinze dias.

Estas revisões são mais eficazes, quando realizadas com a ajuda de um bom pente fino anti piolhos pois detectam mais facilmente a existência de piolhos.

4

ENSINAR OS MIÚDOS 

Ensinar os miúdos a não partilhar bonés, chapéus, cachecóis, travesseiros, pentes ou seja qualquer objecto que promova o contacto cabeça com cabeça.

Se mesmo assim, as crianças apanharam piolhos, não se preocupe...