top of page

Há quanto tempo os Piolhos estão na cabeça dos meus filhos?

Os piolhos são insetos parasitas que vivem no couro cabeludo e apesar de não transmitirem doenças são contagiosos, muito incomodativos e por vezes difícil de livrarmos da sua presença. Uma das perguntas que poderá fazer é:


Há quanto tempo os Piolhos estão na cabeça dos meus filhos?

Existem várias formas de verificar à quanto tempo pode ter piolhos.


É importante saber à quanto tem piolhos pois quanto mais tempo a criança tiver piolhos mais difícil será de de tratar os mesmos. Uma infestação prolongada e significativa pode exigir mais tempo para tratar.

Existem alguns sinais para identificar à quanto tempo tem piolhos.


Comichão

Normalmente não se sente comichão no couro cabeludo assim que se apanha piolhos. Pode-se não ter comichão até 4 a 6 semanas após apanhar piolhos, isso acontece porque os piolhos demoram a multiplicar e a causar comichão.

A comichão deve-se à sensibilidade da pele à saliva que os piolhos libertam ao alimentar. Se já teve piolhos antes, provavelmente terá sintomas mais rapidamente porque o corpo já está sensibilizado à saliva dos piolhos. Neste caso a comichão pode ocorrer 2 dias após a infestação.


Encontrar Piolhos e Lêndeas

Também é possível que não tenha sintomas associados a piolhos, neste caso é necessário identificá-los visualmente.

Pode ser difícil para alguém com menos experiência identificar piolhos e facilmente pensar que caspa e/ou resíduos de produtos capilares serem lêndeas e vice versa. A melhor forma é passar um pente fino anti-piolhos pelo cabelo (deste a raiz até às pontas) caso encontre algum resíduo semelhante a lêndeas e não sair facilmente pode ser a primeira indicação de que são lêndeas. Os piolhos não gostam da luz e são muito pequenos – dois fatores que os tornam difíceis de identificar. Mas existem maneiras de saber à quanto tempo os tem com base onde e como os vê.


Cronograma de infestação de Piolhos:

  • Poucas lêndeas: menos de 2 semanas. Um piolho adulto desloca-se para o cabelo e começa a depositar cerca de 6 a 10 lêndeas por dia, que levam cerca de 9 dias a eclodir. Então, se olhar para o couro cabeludo e não encontrar piolhos adultos visíveis e várias lêndeas pequenas, é provável que tenha apanhado piolhos nos estágios iniciais e os tenha à menos de 2 semanas.

  • Lêndeas e ninfas: 1,5 a 2 semanas. Se encontrar lêndeas e piolhos pequenos quase transparentes em movimento, provavelmente tem piolhos à 1,5 a 2 semanas. Isso acontece porque não encontra muitos piolhos adultos, e sim pequenas ninfas ("piolhos bebés") eclodidas assim como muito mais lêndeas que uma pessoa que apanhou piolhos à apenas alguns dias.

  • Lêndeas, ninfas e piolhos adultos: 2 semanas ou mais. Se encontrar piolhos de diferentes tamanhos, pode ter piolhos à pelo menos 2 semanas. Se tiver sintomas como comichão e uma grande variedade e quantidade de piolhos, provavelmente tem piolhos à pelo menos quatro a seis semanas ou possivelmente mais.

  • Lêndeas a mais de 6 mm do couro cabeludo: infestação antiga. Só vê pequenas lêndeas a mais de um quarto de polegada de distância do couro cabeludo, provavelmente é uma infestação antiga e que não está activa. Tratou dos piolhos e as lêndeas (vazias e inactivas) continuam "coladas" aos fios de cabelo e conforme este cresce vão se afastando da raiz.

Se tem dúvidas, pode sempre visitar a Happy Heads Clinic que fazemos um diagnóstico gratuito para verificar se tem piolhos e lêndeas. Marque já!


696 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
03359d777cf56fd1ea40558452093cf61c6cc922