top of page

Como saber se tenho piolhos?

Atualizado: 10 de jul. de 2022

No nosso centro, Happy Heads Clinic, especializado no tratamento de piolhos e lêndeas verificamos que existem certas épocas do ano com mais infestações de piolhos. Nessa altura é frequente as famílias receberem notificações da escola sobre a existência de piolhos, uma das dúvidas que surge é: como podemos verificar se temos piolhos?

Os sinais de piolhos

Como saber se tenho piolhos?

Os piolhos têm várias fases do seu ciclo de vida, em todas é possível vê-los a olho nu, mas devemos ser cautelosos e sabermos qual é a forma, a cor e, em geral, o comportamento dos piolhos, para não nos enganarmos.

A inspeção visual no caso da pediculose é a melhor forma de descobri-los. Os piolhos encontram-se geralmente na nuca e atrás das orelhas. Em relação ao aspecto, os piolhos podem ser encontrados na forma de lêndeas (pequenos pontos cinzento - acastanhados fortemente agarrados aos cabelos), ninfas (piolhos em idade mais precoce, com uma cor mais clara) e adultos (com uma cor mais escura e mais acentuada).


Outro sinal de piolhos, é existência de lêndeas vazias, ou seja, daquelas das quais a ninfa já saiu. Estas tendem a ser mais brancas do que o normal e a desprender do cabelo com maior facilidade.


Piolhos: que sinais devemos estar atentos:

  • Quando as crianças coçam o couro cabeludo com frequência. Esta comichão é causada pelas feridas produzidas pelos piolhos quando se alimentam do sangue do couro cabeludo.

  • Dificuldade em dormir à noite, os piolhos costumam ser mais activos durante esse período.

  • Para além da comichão, a sensação de que algo se move no cabelo (sinal de que os piolhos estão a mover pelo couro cabeludo).

Como encontrar piolhos na cabeça?

Uma inspeção adequada, principalmente após observar algumas dos sinais descritos acima, é crucial para detectá-los a tempo e o tratamento seja o mais rápido e eficaz possível. A forma mais eficaz para inspecionar o couro cabeludo:


1. Procure as lêndeas. Geralmente estão presas ao cabelo por uma cola que os piolhos segregam ao colocá-las; portanto, terá dificuldade em tirá-las. São de cor acastanhada e de tamanho aproximado ao diâmetro de uma agulha de costura. Tenha particular atenção na zona da nuca e atrás das orelhas.

Piolhos e Lêndeas
O que procurar? Lêndeas e Piolhos

2. Procure piolhos vivos. Não é fácil, pois costumam fugir. No entanto, ao separar o cabelo em quadrantes pode ajudar a encontrá-los, mesmo que fujam para escapar da luz.


3. Use um pente fino anti-piolhos adequado. Se não conseguir ver piolhos, mas os sintomas continuam, deverá fazer uma avaliação mais detalhada, aconselhamos utilizar um pente fino anti-piolhos após molhar completamente o cabelo. Se usar um spray desembaraçante ou amaciador pode ajudar o pente a deslizar melhor pelo cabelo.


Podemos confundir os piolhos e lêndeas?

Ao procurarmos piolhos no cabelo, podemos confundir qualquer coisa com piolhos.

Esta dúvida surge normalmente com as lêndeas, apesar de serem as mais fáceis de detectar, podem ser confundidas com descamação do couro cabeludo ou até resíduos de produtos como champôs.

Para não se enganar, a melhor maneira é verificar se as lêndeas estão presas ao cabelo, ou seja, se ao tentar apanhá-las, soltarem facilmente, não é lêndea.


Como posso ter mais tranquilidade com os piolhos?

Além de realizar inspeções periódicas, existem outras opções, como produtos preventivos, diagnósticos regulares e tratamentos em centros especializados para remoção de piolhos e lêndeas. Nesses espaços, como é o caso da Happy Heads Clinic trabalham profissionais com formação e experiência que podem ajudar a eliminar os piolhos de forma natural, eficaz e segura caso sejam detectados.



2.772 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
03359d777cf56fd1ea40558452093cf61c6cc922