top of page

Piolhos: Guia para Pais e Mães

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Se já tem experiência com piolhos sabe bem a dificuldade em lidar com este problema, para pais com dúvidas deixamos aqui um Guia sobre Piolhos para Pais e Mães!


A melhor defesa contra os Piolhos é aprender a conhecer e a tratar os piolhos, sendo que a maioria dos casos pode ser tratada em casa.

Família livre de piolhos

Guia sobre Piolhos para Pais e Mães!


O que são piolhos?

Os piolhos são insetos minúsculos que se alimentam do sangue. Existem 3 tipos de piolhos que se alimentam do sangue humano: piolhos da cabeça, piolhos do corpo e os piolhos púbicos.


Apenas os piolhos do corpo são conhecidos por espalhar doenças, os piolhos da cabeça não, no entanto são os mais contagiosos, especialmente em crianças. Na maioria dos casos, os piolhos da cabeça, causam apenas sintomas leves e apresentam poucos riscos à saúde. São dos piolhos da cabeça que vamos falar a partir de agora.

Piolhos e Lêndeas
Lêndeas e Piolhos

Uma infestação de piolhos é tecnicamente chamada de “pediculose”. Ao contrário da crença popular, não é por falta de higiene. A pessoa mais asseada do mundo pode apanhar piolhos se tiver contato próximo com alguém que tenha piolhos ou compartilhar itens pessoais.


Como se pode apanhar piolhos?

  • se colocar a cabeça ou cabelo perto de alguém que tenha piolhos

  • se colocar um chapéu ou lenço que foi usado por alguém com piolhos

  • se usar um pente ou escova que já foi usada por alguém com piolhos

  • se compartilhar outros itens pessoais, como laços de cabelo, almofadas, cobertores, toalhas com alguém que tem piolhos

Os piolhos não têm asas e não podem voar ou pular, só rastejam. Os seus ovos ou "lêndeas" não se mexem pois são colados pelos piolhos aos fios de cabelo.

Como tal, é necessário que exista contato próximo para que o piolho passe da cabeça de uma pessoa para outra. Como os piolhos só se alimentam do sangue humano, não há risco de contrair piolhos de animais de estimação ou outros animais.


É um mito que os piolhos não vivem nos cabelos curtos. Na verdade, não se importam muito com o estilo do cabelo ou comprimento, fixando-se a cerca de 6 mm do couro cabeludo. Isso significa que eles podem sobreviver na cabeça da maioria das pessoas, mesmo pessoas com cabelo relativamente curto.


Quais são os sintomas dos Piolhos?

  • comichão no couro cabeludo

  • sensação de algo a rastejar no couro cabeludo

  • pequenas feridas no couro cabeludo, que podem infectar, sendo maior o risco caso coce muito o couro cabeludo.


Como verificar a existência de Piolhos?

Se suspeitar que seu filho pode ter piolhos, escolha um local com boa luz e verifique todo o couro cabeludo. Os piolhos tendem a evitar luz forte, o que pode torná-los mais fáceis de detectar enquanto tentam se afastar.


É mais provável que os piolhos e as lêndeas sejam encontrados ao redor e atrás das orelhas e ao longo da linha do cabelo e no pescoço. Pode um pente fino para piolhos no cabelo do seu filho para verificar se há lêndeas e piolhos.


Por vezes verificar a existência de piolhos pode ser complicado, se não tiver certeza, temos boas noticias para si: pode sempre visitar a Happy Heads Clinic, que fazemos um diagnóstico de piolhos gratuito e assim tirar todas as suas dúvidas.


Qual é o tratamento para os Piolhos?

Se seu filho tiver piolhos ou lêndeas, é importante tratá-lo rapidamente para evitar que a restante família apanhe piolhos. Também deve verificar se outros membros da família apresentam sinais de piolhos e lêndeas. Trate todos os que têm piolhos ao mesmo tempo, para diminuir o risco de novo contágio.


Pode-se tratar os piolhos de diversas formas:

  • Medicamentos de venda livre ou prescritos, seguindo cuidadosamente as instruções da embalagem.

  • Em clinicas especializadas como na Happy Heads Clinic, assegurando um tratamento profissional, sem químicos, seguro e eficaz.

Que cuidados a depois do tratamento?

Também é importante limpar itens que possam conter piolhos. Por exemplo, se seu filho tiver piolhos ou lêndeas, lembre-se de lavar:

  • acessórios como: chapéus, escovas, pentes, lenços

  • roupas usadas nos dias antes do tratamento

  • fronhas e lençóis usados ​​nos dias antes do tratamento

  • escovas e pentes

  • toalhas

Piolhos e lêndeas são mortos por exposição prolongada a altas temperaturas. Lave à máquina a alta temperatura os itens que possam estar infestados, se não puder lavar feche-os num saco plástico por uma semana.


Para ser mais seguro, aspire colchões e móveis para remover os piolhos que possam ter caído


Se tiver dúvidas, agende um diagnóstico gratuito de piolhos na Happy Heads Clinic ou o tratamento se preferir não usar químicos, ter eficácia e segurança!

Ligue já! 917 807 500!


982 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
03359d777cf56fd1ea40558452093cf61c6cc922