top of page

Como se reproduzem os Piolhos?

Lidar com os Piolhos por vezes não é tarefa fácil para muitos pais, especialmente quando dão por conta tardiamente que os filhos têm piolhos e não compreendendo como é possível terem apanhado tantos piolhos.

como se reproduzem os piolhos

Para compreender como se reproduzem os Piolhos é necessário explicar em primeiro lugar, o Ciclo de Vida do Piolho que passa por 3 fases:

  • Lêndea, esta é a 1ª fase da vida do piolho, quando a piolho fêmea coloca a lêndea (ou ovo do piolho) nos fios do cabelo, A lêndea é uma casca com um piolho no seu interior a desenvolver (semelhante ao que acontece com os ovos das galinhas), passados aproximadamente 7 dias de ter sido colocada, eclode um minúsculo piolho bebé, quase transparente, que se chama de ninfa.

Lêndeas, Ninfas e Piolhos
Lêndeas, Ninfas e Piolhos
  • Ninfa, é a fase entre o piolho recém nascido da lêndea até ser piolho adulto. A ninfa passa por 3 transformações no qual vai aumentando de tamanho, esta fase dura cerca de 1 semana.

  • Piolho Adulto, já pode procriar existindo piolhos fêmeas e machos. Basta a fêmea copular 1 vez para poder colocar lêndeas o resto da sua vida (aproximadamente 1 mês). Neste período as fêmeas piolho colocam cerca de 10 lêndeas por dia.

Piolhos num mês, vamos fazer as contas...


Sabendo as fases que passa o Piolho, é mais fácil fazer as contas. Vamos imaginar que uma piolho fêmea decide fazer uma visita a uma das crianças ai de casa, quantos piolhos podem surgir num mês? Isto para o caso não não darmos por conta que apanhou piolhos não termos realizado um tratamento.

Lêndeas

Ninfas

Piolhos

1ª Semana

​60

1

2ª Semana

60

60

1

3ª Semana

3660

60

61

4ª Semana

3.660

3.660

61

5ª Semana

3.219.600

3.660

3.660