top of page

Como falar com os seus filhos sobre Piolhos?

Os piolhos despertam emoções e conversar com as crianças sobre assuntos difíceis pode ser um desafio para qualquer mãe. Como manter a calma e falar sobre os piolhos de uma forma acessível e compreensível?

Em primeiro lugar, é importante compreender que os piolhos causam emoções completamente diferentes nos adultos e nas crianças,

Nos adultos, os piolhos costumam causar repulsa e vergonha, e por vezes sentimento de culpa nos pais, pois acreditam que a infestação de piolhos é o resultado da sua negligência ou falta de cuidado e higiene. A verdade é completamente diferente - não se apanha piolhos por falta de higiene ou negligência dos pais!

Para as crianças, os piolhos costumam ser mais uma curiosidade biológica. As crianças ficam fascinadas pela sua capacidade de adaptação e gostam de observá-los e fazer perguntas incrivelmente criativas.

Contudo, quando os pais falam com as crianças sobre piolhos, estas podem sentir-se culpadas por terem apanhado piolhos, que decepcionaram os pais e fizeram algo de errado. As dificuldades no combate aos piolhos, os sucessivos tratamentos os recados da escola apenas agravam esta frustração.

Como lidar não só com os piolhos, mas também com as emoções das crianças?


Como conversar sobre piolhos com as crianças?

Em primeiro lugar recordar que apanhar piolhos não é culpa de ninguém, nem da criança nem dos pais.

Os piolhos são parasitas comuns entre as crianças, o facto de uma criança “trazer piolhos para casa” significa apenas que os apanhou de um dos seus amigos.

Os piolhos são transmitidos mais frequentemente entre crianças pois têm contactos mais próximos que os adultos. Qualquer contacto que as crianças toquem as suas cabeças - mesmo que brevemente - pode resultar na transferência de piolhos de uma cabeça para a outra. Isso não tem nada a ver com a higiene das crianças ou com a limpeza dos cabelos.

Portanto, olhemos para a infestação por piolhos como uma consequência natural do desenvolvimento social dos nossos filhos. Se os nossos filhos apanham piolhos, significa que têm amigos. É importante ressaltar que crianças que não frequentam escolas ou jardins de infância também podem apanhar piolhos.

Se os nossos filhos apanharem piolhos, a nossa tarefa básica como pais é explicar-lhes que nada terrível aconteceu, que é normal e que pode acontecer a qualquer pessoa e garantir que vamos livrar dos parasitas de forma eficaz e eficiente. E não só, que falaremos com o jardim de infância ou escola para que também possam tomar medidas, porque o combate aos piolhos é um trabalho de equipa - se não forem eliminados do ambiente da criança, mais cedo ou mais tarde podem voltar.

Não recomendamos esconder que o seu filho tem piolhos, as crianças falam entre si sobre piolhos! Este é um tema interessante, a possibilidade que nosso filho – mesmo que seja muito pequeno – não perceba qual é a verdade é muito pequena. Na nossa opinião, uma conversa aberta e honesta é a melhor forma para falar sobre os piolhos!

Explique o que são piolhos!

Explique ao seu filho que os piolhos são insetos e parasitas – organismos que se alimentam de outros. Neste caso, os hospedeiros dos piolhos somos nós, ou seja, os humanos. Os piolhos alimentam-se de sangue humano – assim como os mosquitos, por exemplo.

É também importante que compreendam que apanhar piolhos não tem nada a ver com higiene, pode acontecer a qualquer criança, por isso não se deve discriminar e ridicularizar por causa disso.

Fale sobre controle de piolhos

Depois de explicar ao seu filho o que são os piolhos, explique-lhe o que é necessário fazer para livrar dos mesmos. Que terá retirar os piolhos e as lêndeas (ovos dos piolhos) com um pente fino de metal - recomendamos o Pente que utilizamos na nossa clinica.


Lembre-se que sempre que um membro do agregado familiar apanhar piolhos, é necessário verificar todas as cabeças da família!

Se não quiser remover os piolhos, recomendamos usar os serviços profissionais de tratamento de piolhos da Happy Heads Clinic.


Estabelecer medidas preventivas

Explique ao seu filho que se apanhou piolhos, provavelmente os amigos também terão piolhos, logo é importante prevenir que apanhe novamente após o tratamento, sendo necessário prender bem o cabelo - quanto mais apertado for o penteado que prende o cabelo mais perto da cabeça, menor será a possibilidade dos piolhos aproximarem.

Utilizar produtos preventivos para repelir os piolhos de se aproximarem, para além de verificar o cabelo com frequência. Quanto mais cedo identificarmos uma infestação por piolhos, mais fácil será eliminá-los.

Como encontrar piolhos numa criança?

Ao contrário da crença popular, nem sempre se coça quando se apanha piolhos e especialmente no inicio. Os piolhos são um problema mais comum do que parece e que, se não forem tratados, espalham-se rapidamente.

Para diagnosticar a infestação de piolhos, é necessário encontrar piolhos ou lêndeas vivas (ou seja, ovos) na cabeça. Os primeiros são bastante difíceis de ver porque se movem muito rapidamente pelo cabelo e escapam da luz. As lêndeas, no entanto, são muito pequenas, por isso nem sempre são fáceis de detectar.

É por isso que neste post do nosso blog explicamos exatamente como identificar a infecção por piolhos: https://www.happyheadsclinic.com/post/como-saber-se-tenho-piolhos

Infestação por piolhos na escola - o que fazer?

Os piolhos são um problema frequente nas escolas e jardins de infância. Os pais muitas vezes têm medo de informar que os filhos apanharam piolhos, com medo que sejam estigmatizados. Este é o caminho para lugar nenhum.

Se nosso filho apanhar piolhos, significa aconteceu no ambiente que frequenta – entre amigos. Além disso, se tiver piolhos há algum tempo é provável que tenha transmitido piolhos a outras crianças. Se não falarmos abertamente sobre este assunto e não tomarmos medidas conjuntas em toda a turma ou grupo, os piolhos circularão durante meses ou mesmo anos.

Falando em ações - não recomendamos de forma alguma fazer tratamento em todas a crianças, e sim somente nas crianças que têm piolhos.

Lembre-se de que os piolhos são frequentes na infância! Pode-se apanhar piolhos facilmente, mas não são perigosos – não transmitem doenças e geralmente não causam complicações significativas. Seguindo nossas dicas, pode livrar dos piolhos de forma eficaz!



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page