top of page

Como as Escolas podem prevenir os Piolhos?

As Escolas são um dos locais onde existe maior probabilidade de apanhar piolhos, afinal estamos entre crianças que adoram brincar e divertir.

A boa noticia é que existem algumas medidas que as Escolas podem implementar e desta forma prevenir e reduzir as infestações de piolhos.

Piolhos na Escola

Que medidas as Escolas podem tomar para evitar os Piolhos?

  1. Educar os alunos e os pais sobre os Piolhos: As escolas podem dar formação e informações sobre os piolhos, incluindo como se apanham, quais são os sintomas, como preveni-los e tratá-los. Isto pode ser feito através de boletins informativos, cartazes e materiais educativos enviados aos pais.

  2. Realizar verificações regulares: As escolas podem realizar verificações de rotina para detectar piolhos e desta forma identificar precocemente as infestações. Podem ser realizados pela enfermeira da escola ou outra funcionária com formação adequada e podem ajudar a prevenir a propagação de piolhos a outros alunos.

  3. Incentivar boas práticas de higiene: As escolas podem incentivar os alunos a praticar bons hábitos de higiene, como não compartilhar pentes, escovas, chapéus e outros itens pessoais que entrem em contato com a cabeça. Os alunos também devem ser incentivados a manter os cabelos curtos ou apanhados pois ajudam a prevenir a propagação dos piolhos.

  4. Implementar políticas de exclusão: As escolas podem implementar políticas de exclusão que exijam que alunos com infestações ativas extremamente recorrentes de piolhos fiquem em casa até serem tratados. Isto pode ajudar a prevenir a propagação de piolhos a outros estudantes.

  5. Fornecer recursos para tratamento: As escolas podem informar sobre tratamentos eficazes para piolhos. Isso pode ajudar os pais e cuidadores a tratar infestações de forma rápida e eficaz.

Ao tomar estas medidas, as escolas podem ajudar a prevenir e controlar infestações por piolhos entre os alunos e a criar um ambiente de aprendizagem mais saudável para todos.


Caso as escolas não estejam preparadas para implementar estas medidas, podem sempre contactar a Happy Heads Clinic, temos materias informativos sobre os piolhos e realizamos diagnósticos gratuitos.



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page