top of page

Como distinguir as lêndeas vivas das mortas?

Atualizado: 6 de nov. de 2022

Na Happy Heads Clinic uma das perguntas que os pais costumam fazer é: como consigo verificar as lêndeas vivas das "mortas"?

Para que exista uma infestação ativa de piolhos é necessário que exista piolhos e/ou lêndeas vivas, pois só assim podem desenvolver e contagiar outras crianças.

como identificar as lêndeas
lêndeas vivas ou lêndeas mortas

O que são as lêndeas?

As lêndeas são os ovos dos piolhos. São muito pequenas, do tamanho de uma semente de sésamo e encontram-se firmemente agarradas aos fios dos cabelos.

As lêndeas têm uma aparência brilhante e podem aparecer brancas, principalmente nos cabelos escuros. Mas a maioria dos ovos dos piolhos não são brancos, variam entre a cor dourada e castanho escuro, dependendo de quão próximos estão de eclodirem.


Como identificar as lêndeas "mortas" das "vivas"?

Quando os piolhos colocam os ovos nos fios de cabelo, os ovos têm duas cores – geralmente de tonalidade dourada com um pontinho castanho escuro no interior. O pontinho escuro no interior do ovo é um pequeno piolho dentro do ovo.

Conforme o piolho no interior da lêndea vai crescendo e amadurecendo a lêndea parecerá cada vez mais escura até ficar num tom castanho escuro, quase negro. As lêndeas muito escuras estão prestes a eclodir, ou seja o piolho está prestes a sair da casca da lêndea.

Depois de eclodir (o piolho saiu da lêndea) a casca do ovo permanece no fio de cabelo. Ovos dos piolhos que ficam após a eclosão do inseto, ficam vazios, logo parecerão brancos ou translúcidos porque tudo o que se vê é a casca ou invólucro sem nenhum inseto no seu interior. É semelhante ao ovo da galinha, depois de abrir o ovo e remover o interior, tudo o que resta é uma casca branca.


Lêndeas - informação a reter!


Lêndeas brancas/claras = estão vazias, é só casca = sem perigo!

Quando as lêndeas eclodem os piolhos saem da mesma deixando a casca que fica translúcida/branca. Infelizmente essas cascas como estão "coladas" aos fios do cabelo não caem. Como estão vazias, ou seja não há insetos no interior, não são mais uma ameaça.


Lêndeas escuras = com piolho no interior = com perigo!

Quando os ovos dos piolhos são colocados pela primeira vez, eles são de uma cor dourada clara, mas à medida que o piolho no ovo cresce, vai tornando-se cada mais escuro. Quando os ovos dos piolhos são castanhos escuros ou pretos estão estão prestes a eclodir!

Lêndea viva vs Lêndea morta
Lêndea com Piolho VS Lêndea Vazia

Nesta imagem, encontramos:

  • uma lêndea "viva" (A) ou seja com o piolho no seu interior, logo mais escura;

  • uma lêndea "morta" (B) ou seja é uma lêndea vazia, somente a casca, sem o piolho no seu interior pois já saiu, logo de cor branca quase transparente.


Infelizmente, não se consegue ver se os ovos dos piolhos estão vivos ou mortos. O que se consegue verificar é se eclodiram (o piolho já saiu da lêndea, tendo só ficado a casca) ou não.


Em caso de dúvida, retire todas as lêndeas do cabelo, basta apenas 2 ovos de piolhos (1 macho e 1 fêmea) para os piolhos voltarem a aparecer! Não esquecendo que os produtos infelizmente não eliminam as lêndeas, a única forma que tem para as retirar é utilizando um bom pente fino anti-piolhos!


Se precisar de ajuda, não se preocupe, na Happy Heads Clinic podemos realizar um diagnóstico gratuito para verificar a existência de lêndeas e/ou tratamento de piolhos e lêndeas 100% Natural, Eficaz e Seguro sendo adequado a todas as idades, pessoas com alergias e grávidas.


4.744 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
03359d777cf56fd1ea40558452093cf61c6cc922