Piolhos nas Pestanas

É uma situação muito rara, no entanto acontece, tendo já pais perguntado sobre Piolhos nas Pestanas.


Que tipos de Piolhos existem?

Os piolhos são minúsculos insetos parasitas sem asas que se alimentam do sangue humano. Existem três tipos de piolhos:

  • Piolhos da cabeça (pediculose capitis) que vivem na cabeça. As fêmeas produzem uma substância pegajosa que prende seus ovos (chamados lêndeas) aos fios de cabelo.

  • Piolhos do corpo (pediculosis corporis) vivem e põem ovos na roupa, movendo-se para a pele do corpo para se alimentar.

  • Piolhos púbicos (pediculosis pubis) também chamados de “chatos”, vivem na área genital. Tal como acontece com os piolhos, as fêmeas produzem uma substância pegajosa que prende os ovos aos fios dos cabelos. Ocasionalmente, podem ser encontrados noutros pelos do corpo, como as sobrancelhas, axilas, barba, bigode.

Os piolhos têm três formas: lêndea, ninfa (eclode da lêndea) e o piolho adulto. Normalmente, podem sobreviver menos de um a dois dias sem se alimentar de sangue humano. Uma vez que podem apenas rastejar - não voar ou pular - apanham-se por contato pessoal.


Piolhos nas pestanas


O termo médico para os piolhos que vivem nos cílios é phthiriasis palpebrarum, sendo muito raro acontecer.

Logicamente, qualquer pessoa pensaria que os piolhos nas pestanas seriam os mesmo da cabeça. A realidade é: os piolhos que vivem nas pestanas são na maioria das vezes piolhos púbicos, tendo chegado lá pelo contato da mão na área genital até o olho, ou pela partilha de toalhas com alguém com piolhos púbicos.

Piolhos nas pestanas
Piolhos nas Pestanas *

O ciclo de vida do piolho púbico

Os ovos dos piolhos púbicos eclodem em ninfas após 6 a 10 dias, as quais levam 2 a 3 semanas para amadurecer e tornarem-se em adultos reprodutores.

Os piolhos púbicos adultos têm uma vida útil de 3 a 4 semanas, durante as quais a fêmea deposita cerca de 30 lêndeas.

Se encontrar piolhos nas pestanas, verifique também outras áreas do corpo com pelos ásperos, como pelos púbicos e axilas.


Sintomas de piolhos nas pestanas

O primeiro sintoma é comichão, mais intensa na raiz das pestanas, durante a noite ainda mais, que é quando os piolhos estão mais ativos.


Outros sintomas incluem:

  • sensação de cócegas

  • lacrimejar

  • olhos avermelhados

  • as sobrancelhas mais juntas

  • as sobrancelhas podem parecer mais grossas

  • pontinhos acastanhados ou pretos na raiz das sobrancelhas


Tratamento de piolhos nas pálpebras e pestanas

Antes de seguir com qualquer tratamento, consulte o seu médico. Produtos químicos e shampoos podem causar irritação ou danos nos olhos se não forem administrados adequadamente.

E não só, por vezes as lêndeas translúcidas de formato oval na raiz das sobrancelhas parecem bastante semelhantes à crosta da blefarite seborreica e ao eczema palpebral e são facilmente diagnosticados como tal ou como conjuntivite bacteriana, viral ou alérgica.

Para evitar diagnósticos incorretos, consulte o seu médico.


Na Happy Heads Clinic estamos cá para ajudar e acima de tudo esclarecer dúvidas de Piolhos que possam existir. Em caso de piolhos na cabeça, já sabe, estamos cá para ajudar!


Fontes:

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo