• Happy Heads Clinic

FAQs - Perguntas Mais Frequentes sobre PIOLHOS

Atualizado: Abr 13


Perguntas mais frequentes sobre piolhos
FAQS Piolhos

Tudo o que sempre quis saber sobre PIOLHOS!


1. Os piolhos transmitem doenças?

Não! Ao contrário do piolho do corpo, que transmite doenças e é muito mais perigoso. A única coisa que pode acontecer é a criança coçar uma ferida e ficar infectada pela sujidade das unhas.


2. Como se espalham os piolhos? Existem pessoas são mais sensíveis ao contágio?

Os piolhos espalham-se principalmente através do contato direto. Menos de 5% dos casos de contágio são através de escovas, bonés, assentos de carro, etc. Há certas pessoas que emitem um certo cheiro que atrai mais os piolhos. Uma vez infectada, o piolho deixa um rastro de odor semelhante ao cão que marca seu território.


3. O que é a política "No Nit"?

A política “No Nit” define caso se encontre lêndeas (nits) numa criança, esta não poderá frequentar a escola até que esteja completamente limpa. É aplicada normalmente nos EUA, na Europa ainda não é habitual.


4. O contágio é sinal de falta de higiene em casa?

O contágio ocorre através do contato directo de cabeça com cabeça e não pela higiene doméstica. Em relação à higiene do cabelo, o piolho move-se mais facilmente nos cabelos limpos do que sujos.


5. Num novo contágio, quando é que fêmea piolho começa a colocar lêndeas?

Se é uma piolho grávida, coloca lêndeas imediatamente. Normalmente, o piolho desloca-se em grupos de 7-8 fêmeas por um macho. Com tantas fêmeas grávidas colocando de 3 a 8 ovos por dia, uma infestação pode ocorrer muito rapidamente.


6. Como sei que uma lêndea está viva?

Pode tirar uma lêndea do cabelo e colocá-la numa superfície plana, esmagá-la com a unha. Se ela estalar, está viva, se não, está morta ou vazia. Também influencia a cor e onde está colocada no cabelo. Se a lêndea é branca, está vazia. Aquelas que estão vivas geralmente têm uma cor acinzentada a acastanhada. Se a lêndea estiver no meio do cabelo, provavelmente estará morta ou vazia. As que estão vivas estão muito perto do couro cabeludo.