FAQs - Perguntas Mais Frequentes sobre PIOLHOS

Atualizado: 13 de abr. de 2021


Perguntas mais frequentes sobre piolhos
FAQS Piolhos

Tudo o que sempre quis saber sobre PIOLHOS!


1. Os piolhos transmitem doenças?

Não! Ao contrário do piolho do corpo, que transmite doenças e é muito mais perigoso. A única coisa que pode acontecer é a criança coçar uma ferida e ficar infectada pela sujidade das unhas.


2. Como se espalham os piolhos? Existem pessoas são mais sensíveis ao contágio?

Os piolhos espalham-se principalmente através do contato direto. Menos de 5% dos casos de contágio são através de escovas, bonés, assentos de carro, etc. Há certas pessoas que emitem um certo cheiro que atrai mais os piolhos. Uma vez infectada, o piolho deixa um rastro de odor semelhante ao cão que marca seu território.


3. O que é a política "No Nit"?

A política “No Nit” define caso se encontre lêndeas (nits) numa criança, esta não poderá frequentar a escola até que esteja completamente limpa. É aplicada normalmente nos EUA, na Europa ainda não é habitual.


4. O contágio é sinal de falta de higiene em casa?

O contágio ocorre através do contato directo de cabeça com cabeça e não pela higiene doméstica. Em relação à higiene do cabelo, o piolho move-se mais facilmente nos cabelos limpos do que sujos.


5. Num novo contágio, quando é que fêmea piolho começa a colocar lêndeas?

Se é uma piolho grávida, coloca lêndeas imediatamente. Normalmente, o piolho desloca-se em grupos de 7-8 fêmeas por um macho. Com tantas fêmeas grávidas colocando de 3 a 8 ovos por dia, uma infestação pode ocorrer muito rapidamente.


6. Como sei que uma lêndea está viva?

Pode tirar uma lêndea do cabelo e colocá-la numa superfície plana, esmagá-la com a unha. Se ela estalar, está viva, se não, está morta ou vazia. Também influencia a cor e onde está colocada no cabelo. Se a lêndea é branca, está vazia. Aquelas que estão vivas geralmente têm uma cor acinzentada a acastanhada. Se a lêndea estiver no meio do cabelo, provavelmente estará morta ou vazia. As que estão vivas estão muito perto do couro cabeludo.


7. Se meu filho estiver infectado, posso rapar o cabelo?

Pode, mas tem que ser um corte com lâmina zero para remover as lêndeas, pois estão localizadas nas raízes dos cabelos. No caso das meninas é mais complicado.


8. Como posso incentivar a escola a actuar?

É importante conversar com os responsáveis da escola, no entanto estes estão cada vez mais sensíveis para este tema. Caso não, é importante que compreendam a necessidade da escola tomar medidas apropriadas como organizar sessões educativas e de esclarecimento sobre pediculose. Se precisar, a Happy Heads Clinic pode ajudar.


9. Existe um remédio rápido e 100% eficaz?

Infelizmente, produtos milagrosos não existem. Os produtos ajudam apenas, mas não são 100% eficazes. Por isso, aconselhamos a escolha de produtos não tóxicos e seguros.


10. O seguro médico cobre este tipo de tratamento?

De momento, não é reconhecido como tratamento médico.


11. Quanto tempo pode estar com piolhos antes de descobrir?

Se não tiver uma reação alérgica como comichão, podem-se passar meses sem perceber. Mas o normal é que se descubra um ou dois meses depois pela comichão.


12. Para além da comichão, que outros sintomas podem surgir?

Outros sintomas podem ser; febre baixa, vermelhidão atrás do pescoço e noites mal dormidas porque os piolhos são mais ativos à noite.


13. Existe uma época de piolhos?

Embora existam mais casos durante o ano letivo, poderíamos dizer que já é o ano inteiro, com o número de casos sendo maior no verão.


14. Que tratamentos existem?

Existem várias opções. Existem produtos de venda livre que podem ser químicos ou naturais e medicamentos sujeitos a receita médica. Também existem remédios caseiros, como óleo, vinagre, etc. E actualmente existe um serviço de remoção de piolhos em centros especializados, como é o caso da Happy Heads Clinic. Este serviço é saudável, 100% natural e eficaz.


15. Se um dos meus filhos tiver piolhos, devo tratar toda a família?

Antes de tratar toda a família, é importante verificar todos os membros antes de tratá-los desnecessariamente. Posteriormente, tome boas medidas preventivas.


16. Um produto de pediculose pode ser usado repetidamente?

Está comprovado que os produtos não matam as lêndeas que eclodem entre 7 a 10 dias (o piolho nasce), a repetição destes produtos é ineficaz e, em alguns casos, perigosa. Os produtos ajudam a matar os piolhos e as ninfas. Por esse motivo, é aconselhável remover as lêndeas manualmente, ou com um pente de piolhos, do que usar repetidamente os produtos.


#happyheadsclinic #eliminarpiolhos #piolhos #eliminarpiolhosalgarve #eliminarpiolhosfaro #piolhosalgarve #piolhosfaro


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo