top of page

Piolhos: Guia para Pais e Mães

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Se já tem experiência com piolhos sabe bem a dificuldade em lidar com este problema, para pais com dúvidas deixamos aqui um Guia sobre Piolhos para Pais e Mães!


A melhor defesa contra os Piolhos é aprender a conhecer e a tratar os piolhos, sendo que a maioria dos casos pode ser tratada em casa.

Família livre de piolhos

Guia sobre Piolhos para Pais e Mães!


O que são piolhos?

Os piolhos são insetos minúsculos que se alimentam do sangue. Existem 3 tipos de piolhos que se alimentam do sangue humano: piolhos da cabeça, piolhos do corpo e os piolhos púbicos.


Apenas os piolhos do corpo são conhecidos por espalhar doenças, os piolhos da cabeça não, no entanto são os mais contagiosos, especialmente em crianças. Na maioria dos casos, os piolhos da cabeça, causam apenas sintomas leves e apresentam poucos riscos à saúde. São dos piolhos da cabeça que vamos falar a partir de agora.

Piolhos e Lêndeas
Lêndeas e Piolhos

Uma infestação de piolhos é tecnicamente chamada de “pediculose”. Ao contrário da crença popular, não é por falta de higiene. A pessoa mais asseada do mundo pode apanhar piolhos se tiver contato próximo com alguém que tenha piolhos ou compartilhar itens pessoais.


Como se pode apanhar piolhos?

  • se colocar a cabeça ou cabelo perto de alguém que tenha piolhos

  • se colocar um chapéu ou lenço que foi usado por alguém com piolhos

  • se usar um pente ou escova que já foi usada por alguém com piolhos

  • se compartilhar outros itens pessoais, como laços de cabelo, almofadas, cobertores, toalhas com alguém que tem piolhos

Os piolhos não têm asas e não podem voar ou pular, só rastejam. Os seus ovos ou "lêndeas" não se mexem pois são colados pelos piolhos aos fios de cabelo.

Como tal, é necessário que exista contato próximo para que o piolho passe da cabeça de uma pessoa para outra. Como os piolhos só se alimentam do sangue humano, não há risco de contrair piolhos de animais de estimação ou outros animais.


É um mito que os piolhos não vivem nos cabelos curtos. Na verdade, não se importam muito com o estilo do cabelo ou comprimento, fixando-se a cerca de 6 mm do couro cabeludo. Isso significa que eles podem sobreviver na cabeça da maioria das pessoas, mesmo pessoas com cabelo relativamente curto.


Quais são os sintomas dos Piolhos?