top of page

O que são os Super Piolhos?

Atualizado: 13 de abr. de 2021

A pediculose (piolhos e lêndeas no couro cabeludo) não é um problema recente, existe desde sempre na humanidade, e não é fácil controlar e pouco a pouco tem adaptado à nossa vida.


De acordo com algumas investigações, o uso continuado de produtos químicos de elevada toxicidade no couro cabeludo (alguns destes entretanto retirados do mercado) fez com que os piolhos sofressem mutações genéticas que os tornaram mais resistentes e difíceis de tratar.

o que são super piolhos

Estes visitantes indesejáveis aprenderam a sobreviver a muitos dos tratamentos!


A multiplicação de piolhos de nova geração, decorrente da sua adaptação genética a produtos desenvolvidos para eliminá-los, motivou o alerta internacional de dermatologistas da Europa e dos EUA como epidemia, para a qual não existe um tratamento químico eficaz e definitivo.


Em 2016, foi publicado um estudo* nos EUA indicando que em 48 estados (excepções: Alasca e Virgínia Ocidental) os piolhos mostraram resistência a tratamentos comuns vendidos sem receita e, portanto, foram chamados de "Super Piolhos". Verificou-se que os produtos que continham pesticidas químicos como o piretróide e a piretrina foram os responsáveis ​​pela resistência aos piolhos. Como esses ingredientes eram o padrão no tratamento de piolhos há muitas décadas, essas pequenas criaturas tiveram tempo suficiente para desenvolver imunidade.

Isto que fez muitos profissionais, médicos e pais questionar: como isso poderia afectar o número de surtos de piolhos e como poderiam ser tratados.


Felizmente, existem outras opções de tratamento de piolhos que são eficazes contra todos os piolhos (sim, isso inclui super piolhos), tais como:


Recolha de piolhos e lêndeas

É uma tarefa demorada e difícil de realizar, para tal é necessário utilizar um pente fino removedor de piolhos (preferencialmente de metal). É um processo longo e cansativo, tendo recomendável pentear o cabelo em secções de cada vez, e o pente ser limpo e enxaguado após cada passagem.


Tratamentos naturais e não tóxicos para o couro cabeludo

Também existem vários tratamentos anti piolhos naturais e não tóxicos; a maioria contém várias combinações de óleos essenciais para ajudar a "repelir" os piolhos, não necessariamente matá-los.

Outros tratamentos nesta categoria contêm dimeticona, que é um lubrificante para auxiliar no penteado.

Por último, existem tratamentos que matam piolhos e lêndeas por acção mecânica através da desidratação e/ou aspiração, como o tratamento anti piolhos não tóxico da Happy Heads Clinic.


Dicas para o tratamento de piolhos:

  • Os tratamentos anti piolhos não são todos iguais, como não existe um tratamento único para os piolhos, terá de encontrar a solução mais adequada para a sua família.

  • Nosso conselho é verificar com regularidade as cabeças dos seus filhos e fazer o nosso tratamento profissional e especializado em caso de infestação.


*Journal of Medical Entomology, Volume 53, Issue 3, 1 May 2016, Pages 653–659, https://doi.org/10.1093/jme/tjw023 Published: 31 March 2016

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
03359d777cf56fd1ea40558452093cf61c6cc922