• Happy Heads Clinic

Arte da Guerra aos Piolhos!

Atualizado: Abr 13

O General Sun Tzu na Arte da Guerra realça a importância do conhecimento, indicando que é essencial o auto-conhecimento (a consciência das suas próprias forças e fraquezas), o conhecimento do inimigo e o conhecimento do contexto e do ambiente envolvente, também na guerra aos piolhos é importante:

  • ter consciência das nossas forças e fraquezas na guerra aos piolhos

  • conhecer os piolhos

  • conhecer a envolvente da escola e dos amigos dos nossos filhos

arte da guerra ao piolho
Arte da Guerra ao Piolho

Como podemos ganhar a guerra aos piolhos? Devemos ter as informações e as armas certas. Matar piolhos com tiros de canhão e pólvora é inútil.


Arte da Guerra aos Piolhos - Chave para o sucesso:


1. “ A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” No caso da Guerra aos Piolhos, é simples, passa pela PREVENÇÃO.

É essencial verificar a cabeça dos nossos filhos pelo menos uma vez por semana. Essa tarefa que pode levar 10 a 15 minutos faz toda a diferença entre ter um pequeno revés ou um grande problema.

Uma das características dos piolhos é a velocidade com que se reproduzem e, em muito pouco tempo, formam uma família numerosa; portanto, é de vital importância capturá-los a tempo.


2. “Todos podem ver as tácticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias” No caso da Guerra aos Piolhos, a ARMA utilizada é fundamental!

Existem armas de todos os tipos, classes e cores. Existem cada vez mais produtos à venda para matar piolhos. Alguns muito potentes e não recomendados para a saúde dos nossos filhos, outros mais naturais e menos prejudiciais à saúde, de qualquer forma, todos sofrem da mesma coisa: não matam as lêndeas. Só se consegue remover as lêndeas mecanicamente do cabelo, não existe outra forma.

Assim, a melhor arma é sem dúvida é um bom pente fino anti-piolhos que normalmente não acompanham os produtos à venda.

Um bom pente fino anti-piolhos deve ser metálico, com espaçamento e comprimento de dentes adequados. Se eles são canelados melhor.


3. “A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante” Neste caso é fundamental sair da nossa zona de conforto e INFORMAR.

É muito importante comunicar ao seu entorno que o seu filho tem piolhos. Caso contrário, é possível que, uma vez limpo, volte a infestar-se, porque algum amigo dos seus amigos também os tem e nem mesmo a família dele sabe disso. Trabalhar em equipe é outra chave para o sucesso.