top of page

Piolhos! Que fazer para limpar a casa e o carro?

Antes de mais, é importante referir, quando falamos de piolhos, a palavra infecção ou desinfectar não é a mais adequada. O termo correto é infestação e a diferença é a seguinte:

Do ponto de vista médico, tanto a infecção quanto a infestação se referem à acção e ao efeito de um organismo que invade outro desenvolvendo-se dentro ou sobre ele. Ambos também são definidos como processos patológicos e, portanto, causam danos ao hospedeiro.

Onde está a diferença? A diferença está basicamente no tipo de organismo que faz a invasão.

Infecção refere-se à invasão por organismos microscópicos (bactérias, vírus), enquanto infestação refere-se à invasão por organismos macroscópicos, como os piolhos.

Quando recebemos a visita destes visitantes indesejados nas nossas casas, temos de tomar algumas precauções. Actualmente, existem estudos suficientes para saber que o contágio usual de piolhos ocorre por contacto directo "cabeça com cabeça"; portanto, as directrizes a serem seguidas em casa quando a cabeça da criança tiver desparasitada são simples:


Em casa:

  • Mudar a roupa da cama e as toalhas de banho e lavar tudo a 60.º.

  • Ferver as escovas do cabelo em água ou guardá-las num saco fechado por 48 horas (tempo suficiente caso exista algum intruso, ser eliminado). Fazer o mesmo com acessórios de cabelo (ganchos, elásticos, fitas, chapéus, etc). Outra opção é colocá-los num saco de plástico no congelador por 24 horas.

  • Aspirar o sofá e as áreas onde as crianças costumam sentar.

  • Os piolhos vivem nas nossas cabeças, fora delas têm pouca resistência. Estes visitantes indesejados não pulam, não voam e não nidificam ou põem ovos fora das nossas cabeças, por isso dificilmente tomarão conta da nossa casa.

No carro:

  • A nossa recomendação é aspirar os assentos para o caso de existirem piolhos.

Quando há piolhos, é importante não deixar lêndeas na cabeça dos nossos filhos, porque é o suficiente para o reaparecimento de piolhos poucos dias depois.


Não é necessário virar a casa e o carro de avesso, chamar a patrulha aniquila piolhos ou um serviço de desinfestação basta simplesmente seguir os nossos conselhos.

Em caso de dúvida pode sempre ligar 917807500!



560 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
03359d777cf56fd1ea40558452093cf61c6cc922