Antes de mais, é importante referir, quando falamos de piolhos, a palavra infecção ou desinfectar não é a mais adequada. O termo correto é infestação e a diferença é a seguinte:
Do ponto de vista médico, tanto a infecção quanto a infestação se referem à acção e ao efeito de um organismo que invade outro desenvolvendo-se dentro ou sobre ele. Ambos também são definidos como processos patológicos e, portanto, causam danos ao hospedeiro.
Onde está a diferença? A diferença está basicamente no tipo de organismo que faz a invasão.
Infecção refere-se à invasão por organismos microscópicos (bactérias, vírus), enquanto infestação refere-se à invasão por organismos macroscópicos, como os piolhos.
Quando recebemos a visita destes visitantes indesejados nas nossas casas, temos de tomar algumas precauções. Actualmente, existem estudos suficientes para saber que o contágio usual de piolhos ocorre por contacto directo "cabeça com cabeça"; portanto, as directrizes a serem seguidas em casa quando a cabeça da criança tiver desparasitada são simples:
Em casa:
Mudar a roupa da cama e as toalhas de banho e lavar tudo a 60.º.
Ferver as escovas do cabelo em água ou guardá-las num saco fechado por 48 horas (tempo suficiente caso exista algum intruso, ser eliminado). Fazer o mesmo com acessórios de cabelo (ganchos, elásticos, fitas, chapéus, etc). Outra opção é colocá-los num saco de plástico no congelador por 24 horas.
Aspirar o sofá e as áreas onde as crianças costumam sentar.
Os piolhos vivem nas nossas cabeças, fora delas têm pouca resistência. Estes visitantes indesejados não pulam, não voam e não nidificam ou põem ovos fora das nossas cabeças, por isso dificilmente tomarão conta da nossa casa.
No carro:
A nossa recomendação é aspirar os assentos para o caso de existirem piolhos.
Quando há piolhos, é importante não deixar lêndeas na cabeça dos nossos filhos, porque é o suficiente para o reaparecimento de piolhos poucos dias depois.
Não é necessário virar a casa e o carro de avesso, chamar a patrulha aniquila piolhos ou um serviço de desinfestação basta simplesmente seguir os nossos conselhos.
Em caso de dúvida pode sempre ligar 917807500!
Comentarios