top of page

Como distinguir as lêndeas da caspa?

Muitos pais e mães perguntam como podem distinguir as lêndeas da caspa ou descamação, já que em ambos os casos encontramos pequenos '"pontinhos" de cor esbranquiçada.

Felizmente, é muito fácil e simples de distinguir as lêndeas da caspa, pois têm comportamentos completamente diferentes.

como distinguir lêndeas da caspa
São lêndeas ou caspa?

As lêndeas, ou ovos dos piolhos, são colocadas pelas piolhos fêmeas nos fios dos cabelos perto do couro cabeludo para poderem desenvolver num ambiente protegido e quentinho. Para isso, usam uma cola especial feita à base de quinina que as cola fortemente, com uma resistência equivalente ao cimento armado. Portanto, se tentarmos remover uma lêndea, ela permanecerá imóvel, a menos que usemos as unhas. As lêndeas são geralmente encontradas na zona da nuca e atrás das orelhas.

De cor esbranquiçada podem ser facilmente confundidas com caspa ou resíduos de produtos para o cabelo, a grande diferença é que as lêndeas estão firmemente presas ao cabelo.


A caspa, por outro lado, é descamação do couro cabeludo que não se prende ou fixa em nenhum lugar. Se tentarmos remover uma partícula de caspa, move-se ou até cair sem nenhum esforço.


Finalmente, e se ainda temos dúvidas, as lêndeas produzem um 'estalo' característico se as apertarmos com as unhas, um som que elas emitem quando o ovo quebra.


Se tiver dúvidas, pode sempre agendar um diagnóstico gratuito na Happy Heads Clinic!



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page